DESCRIÇÃO

Distância: 105km / 4700D+

Esta é uma prova oficial da ITRA (International Trail Run Association) com a seguinte classificação:

Esta é uma prova que classifica para o UTMB com 5 pontos.

O tempo limite para finalizar são 28 horas.

A partida da prova será dada às 00h00 do dia 02 de Dezembro, junto às margens da Lagoa das Sete Cidades, uma das 7 maravilhas de Portugal. Segue na direção Sul pela subida da vereda do Baltazar até à Cumeeira Grande. Passando no miradouro da Grota do Inferno continua pela Serra Devassa, ao longo das lagoas no maciço das Sete Cidades. Esta zona caracteriza-se pelo piso de bagacina (areia grossa escura de origem vulcânica). Descida para a região dos Picos, passando na Serra Gorda, de onde se pode avistar a cidade de Ponta Delgada. Passagem por pastos e caminhos rurais num trilho até meio da encosta do maciço do Fogo, descida para a Janela do Inferno, seguindo um trilho plana ao longo das condutas subterrâneas de captação e abastecimento de água. Chegada à Vila de Água de Pau, na encosta da Serra do mesmo nome onde está situado o abastecimento principal. Subida íngreme até ao ponto mais alto da prova, o Pico da Barrosa (antenas). Descida técnica pelo trilho da Ribeira das 3 Voltas, passagem pelo canal de água, margem da Lagoa do Fogo, trilho da Burra até ao Pico da Vela. Descida em trilho técnico para a passagem na Lagoa do Congro, subida ao Castelo Branco, floresta densa de criptomérias, descida do downhill, passagem na cascata do salto do Rosal até à margem da lagoa das Furnas. Subida pelo trilho do Grená ao miradouro do Pico do Ferro, logo seguida de descida aos passadiços das escaldantes fumarolas da Lagoa das Furnas, onde está situada a meta, junto às Caldeiras desta Lagoa.