HISTÓRIA

Epic 2015 e 2016 Epic 2017

Trata-se de um evento relativamente recente e que teve a sua primeira edição em 2015 e foi uma das primeiras provas de trail running a ser organizada na Região Autónoma dos Açores. A organização do EPIC TRAIL RUN AZORES (ETRA) pertence ao Clube Desportivo Os Metralhas (CDM) que está sediado na Escola Básica Integrada Canto da Maia e nasceu em 1998 com o Estatuto de Utilidade Pública.

Este Clube desportivo tem na sua génese o desporto escolar, no entanto a paixão pela natureza e a busca pela superação de novos desafios veio desenvolver novos projetos associados a esta modalidade.

As potencialidades geográficas e beleza paisagística da Ilha de São Miguel conduziram a organização para a projeção de algo diferente, “EPICO”.

Em 10/11 de outubro de 2015 realizou-se a primeira edição, um evento com três provas, EPIC15, EPIC28, EPICaminhada, noturna, diurna e caminhada respetivamente (classificação dada pelo tempo corrido na prova EPIC15 e EPIC28). Esta edição percorreu trilhos técnicos inseridos na Reserva Natural da Lagoa do Fogo, com o início junto ao Pico da Barrosa e o final na Cidade de Ponta Delgada.

Em 15/16 de outubro de 2016 realizou-se a segunda edição, um evento com três provas, EPIC60, EPIC30 e EPICaminhada. Esta edição, tal como a anterior, também teve por base a utilização da Reserva Natural da Lagoa do Fogo.

EPIC60/EPIC30 com o Inicio em Vila franca e Agua de Pau, respetivamente tem o final em Ponta Delgada. Estas duas provas percorreram o grande maciço vulcânico do Vulcão do Fogo que dá forma à Serra de Agua de Pau.

Em 02/03 de dezembro de 2017 a terceira edição do EPIC projeta um evento com várias provas, EPIC100, EPIC50x2 (união dos tês grandes Complexos Vulcânicos), EPIC40 (final ATRP/aberta), EPIC15 (Promoção) e EPICaminhada, uma dimensão significativa, tanto relativamente ao N.º de provas como das distâncias praticadas. A Final da Taça de Portugal da ATRP é sem dúvida um salto quantitativo e qualitativo no desenvolvimento do Trail nos Açores em Geral e na Ilha de São Miguel em particular.


Imprensa:

1
2
3
4
5
6