APRESENTAÇÃO

As ilhas dos Açores são referenciadas como um dos segredos mais bem guardados da terra. A localização do arquipélago, se ao mesmo tempo que ao longo de muitos anos dificultou o seu acesso e uma menor atenção, é agora tida como uma vantagem, porque ajudou a preservar este pedaço do atlântico.

A revista National Geographic considerou as ilhas dos Açores como as segundas Melhores Ilhas do Mundo no âmbito da sustentabilidade. De facto, os Açores são um destino para quem procura uma experiência única de redescoberta dos elementos essenciais à vida – “a natureza intacta”.

O EPIC Trail Run Azores decorre na maior ilha do arquipélago, São Miguel. Esta ilha tem 64.7 km de comprimento por 8 a 15 km de largura e cerca de 140.000 habitantes. O perfil de terreno é marcado por três principais complexos vulcânicos montanhosos, a serra da Tronqueira, o maciço vulcânico do Fogo e o maciço vulcânico das Sete Cidades com orientação Este – Oeste separados pela plataforma de baixa altitude da região dos Picos.

A corrida tem início na margem da lagoa das Sete Cidades, uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, que é o maior lago de água doce dos Açores e está situada numa das crateras vulcânicas que formaram esta Ilha, sendo enquadrada num cenário de indiscritível beleza.

Outro dos pontos altos do evento é a passagem pela Serra de Água de Pau no maciço vulcânico do Fogo, classificado como Reserva Natural Regional desde 1974. A cota mais elevada é Pico da Barrosa, com 974m de cota máxima, e é um dos marcos da prova, de onde se podem apreciar deslumbrantes vistas panorâmicas para a Lagoa do Fogo, com a cidade da Ribeira Grande a norte, e na encosta sul, o ilhéu de Vila Franca do Campo e a vila de Água de Pau.

A meta está situada nas caldeiras da Lagoa das Furnas, local privilegiado para vislumbrar abundantes manifestações vulcânicas fumarolas e caldeiras de águas ferventes. Nas margens desta lagoa, e devido às águas ferventes vulcânicas que aquecem o solo, fazem-se os tradicionais cozidos das Furnas, debaixo da terra com o calor dessas manifestações vulcânicas.